Planeta mãe.

 Nós nascemos e vivemos em planetas que, querendo ou não, são nossas casas. Vivemos aqui na terra e, por hora, a princípio esse será o único planeta que conheceremos. Terra. Terra que algumas crenças chamam de mãe, “Pacha Mama”. A terra tem tudo, tem todos os elementos, é completa: por isso é uma mãe, porque nos apresenta a tudo. Gostemos ou não! Podemos não gostar da água, do fogo, do ar, da terra… Mas ela apresenta tudo; como fazem nossas mães. Nossas mães nos apresentam tudo, o que gostamos e o que não gostamos. Falam coisas que não queremos ouvir e nos deixam até mesmo bravos/as, mas cumprem a função sagrada da máxima sinceridade com a gente que ninguém mais vai ter. Não como elas. Porque mães não são seletivas no que nos passam do que tem que ser passado do mesmo jeito que não são seletivas em seu amor por nós. É interessante, por isso, não só a sensação de planeta no sentido de nos abrigarem e nos criarem que mães nos passam (do mesmo modo que a Terra, tão completa, para o nosso gosto e desgosto, como mães) mas tudo que queremos dar para elas no sentido de planetas que são, para nós. A comunicadora @camilla de Luca no Big Brother que participou comentou como era seu sonho comprar uma casa para sua mãe, e isso inspirou esse texto. Porque casas são símbolo de muitas coisas necessárias, entre elas, proteção. Mães nos dão proteção e por isso é quase instintiva, primitiva a vontade de protegê-las do mesmo jeito. A relação filial com a terra é um tema mais complexo e amplo do que com nossas mães, no sentido de não a tratarmos com o mesmo cuidado e generosidade que ela, feito uma mãe cheia de leite nos seios e olhos de lince que conhece a cria como ninguém, cuida de nós e nossos “irmãos”, com quem vivemos brigando por um pedaço dela (justamente porque querem ela inteira para eles). Mas para nossas mães, saber que elas são como um planeta, uma cápsula que mostra as coisas como elas são, a vida como ela é “inside whose womb we grow” (em cujo ventre nós crescemos), e uma terra para a qual sempre, mesmo que com brigas, mesmo que com lágrimas, mesmo que com ego muito ferido pelas palavras delas vamos querer retornar; saber isso alivia. É sobre isso, isso de mãe ser planeta. Planeta Terra, ou simplesmente Terra. 






Comentários

Postagens mais visitadas