Por que não uma tv preta?
Quando falo isso pra fora tento falar pra dentro (pra dentro, pra si é mais difícil né) enquanto parte da branquitude. Não é novidade que amo Friends, de fato, acho sim um trabalho de qualidade: o problema da supremacia racial branca é que basta um produto ser de pessoas brancas que, mesmo sendo péssimo, é validado; não acho esse o caso de Friends. Acho um produto de real qualidade, por mais que portador de falhas que não podem mais ser reproduzidas. Boas atuações, ótima direção de arte, ótimo ritmo (humor é ritmo), personagens, diálogos... mas sim: a máxima (e cruel) representação da suposta e imposta universalidade branca. Eu acho importante deixar bem vermelho que quando me refiro à imposição da raça branca como padrão de referência não falo apenas do abafamento da raça negra. Me refiro ao silenciamento de várias outras formas de não ser branco, além da negra (índio, asiático, árabe..). Eis que nos Estados Unidos houve guerra, houve feridas expostas; ainda que os EUA (e o mundo) não tratem o Genocídio dos Negros como a Alemanha trata o Holocausto, o nível nazista, eugenista dos racistas pelo menos foi escancarado o suficiente para resultar numa guerra, e essa guerra resultar em ações afirmativas no contexto da arte e de outros ofícios conquistadas por quem lutou por si mesmo. Estou quase certa de que isso não era coincidência e sim norma: se as séries (sitcoms principalmente) podiam ter apenas protagonistas brancos, as pontas feitas TERIAM de ser por pessoas negras em papéis de poder. Podemos observar que em Friends, se era pra todos serem brancos e loiros, seus médicos, advogados, superiores em empresa, colegas paleontólogos, seriam negros e negras. Quando vejo isso só vejo luta, e ao ver o resultado da imposição de poder de um grupo racial de maneira alguma pretendo reduzi-los a pessoas indestrutíveis; quando vejo luta, apenas vejo reforçada aquela frase da Mangueira: "não vem nem do céu nem da mao de Isabel a liberdade". É importante concebermos que nós não damos nada, não fazemos nada por generosidade, para nenhuma raça anulada pela branquitude; a nossa participação é apenas por sermos submetidos à lei da justiça. Assim como a verdade (e como filha de advogados sou a que sei que) a justiça sempre aparece. E falando nisso...
.jpg)

Comentários
Postar um comentário